sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O PAPEL DO PROFESSOR

S
O professor numa proposta inovadora deixa de ser informante do saber e assume a função de mediador entre o sujeito que aprende e o objeto do conhecimento. E para o exercício desta mediação, o professor precisa construir sua competência para planejar, atuar, avaliar e reorientar.
Para construir essa conpetência um dos caminhos é a reflexão sobre a prática. Uma reflexão permanente em grupo, onde cada um possa discutir e compartilhar com seus colegas sua prática. Nesse sentido, o professor está buscando um desenvolvimento profissional, tendo a teoria como suporte para a reflexão de sua prática pedagógica.
É necessário que o professor fique atento ao currículo oculto da criança ao chegar a escola. Por currículo oculto entende-se as informações ,conhecimentos experiências, bagagens cultural e social que estão presentes na criança.
Tendo consciência que o objeto do conhecimento, leitura e escrita, não faz parte do cotidiano da criança de classe popular e que a mesma não pode pensar sobre um objeto ausente e que não pode errar sobre o que ainda não sabe,cabe ao professor propiciar situações de aprendizagem e fornecer informações sobre o mundo letrado.
Construir este espaço consiste em:
  • concretizar o ato de ler e escrever, fazendo com que a criança sinta prazer;
  • enriquecer o ambiente com diferentes materiais escrito tranformando-o num ambiente alfabetizador;
  • proporcionar a socialização do saber, através da formação de grupos;
  • considerar o erro como um elemento do processo de construção do conhecimento;
  • apresentar desafios, problemas, questionamentos, levando a criança a pensar sobre as hipóteses.
É importante também, que o professor crie um vínculo afetivo com seu aluno, para que este se sinta confiante ao espressar por escrito suas hipóteses.

Nenhum comentário: